Filmes | Venom

Como o nome indica, o post de hoje é sobre um dos vilões que anda, de momento, pelas bocas do mundo. O post não é feito por mim, mas sim pelo meu caro Watson, que percebe tão mais do que eu deste mundo que é a Marvel. Portanto, caros seres, fico-me por esta mera introdução e à espera claro, das vossas opiniões sobre o filme.

"Tenho desde já que agradecer pela honra que é escrever para este blog tão conceituado. E também de avisar que esta review é capaz de conter alguns spoilers (nada de muito relevante). E que o meu conhecimento acerca do Venom/Eddie Brock não é o mais extenso. E que amo a dona desta blog. Comecemos.

O filme Venom centra-se na personagem Eddie Brock e em como este, no decorrer do filme, assume o manto de Venom. Toda esta premissa assenta num universo sem a existência do Spider-Man ou qualquer outro tipo de super-herói. Começo já por vos dizer que a adição do Venom – pelo menos deste – ao MCU (Marvel Cinematic Universe) não irá acontecer. De acordo com Kevin Feige, o presidente da Marvel Studios, este filme não faz parte do famoso acordo que trouxe Peter Parker de volta ao universo da Marvel. Em contrapartida está inserido no pseudo-universo que a Sony, pelos vistos, quer criar centrado nos vilões do Web-Slinger mais conhecido de Nova Iorque.
 A decisão de não incluir Peter Parker revelou-se errada no computo geral. A origem do Venom teve de ser alterada em relação à banda-desenhada - se bem que mesmo pertencendo ao MCU, provavelmente também não seria a original. Perdeu-se muito da essência que torna Venom um vilão/anti-herói bem como toda a dinâmica que Spider-Man poderia trazer consigo.

Ainda como ponto negativo, a história é simples e enfadonha, fruto de um guião escrito por pessoas associadas com os antigos filmes do Spider-Man. O vilão deixa um gosto amargo na boca, não conseguindo ser um empresário sinistro nem um vilão ameaçador; não há qualquer tipo de química entre Eddie Brock e o seu interesse amoroso e penso que o próprio Tom Hardy não foi o melhor ator para o papel. O CGI foi minimamente aceitável, mas nada perto do que estamos habituados no MCU. Contudo, a luta final foi uma autêntica confusão e parecia saída de um jogo da PlayStation 3 nos finais 2012. Há ainda a questão do rating do filme, PG-13. Não sendo o Venom um vilão completamente maníaco como, digamos, Carnage (outro symbiote), existem partes do filme que teriam beneficiado imenso com um rating mais adulto, como o Rated R. Compreendo o porquê da escolha ter recaído no PG-13, já que permite, teoricamente, menor despesas (e consequentemente maior lucro), mas penso que o filme teria ganho outro charme.

Como ponto positivo, não posso deixar de mencionar a dinâmica Eddie-Venom. Apesar de achar que Tom Hardy não era o homem certo para o papel, a vida que deu a Eddie Brock e as interações com Venom criaram um personagem único, muito mais anti-herói que vilão e foi isso que fez o filme ter – aparentemente – sucesso nas bilheteiras.

Sei que acabo por ser injusto na análise, enviesado pelo pensamento de que esta criatura teria sido muito mais bem feita nas mãos do Marvel Studios, mas Venom não é mais do que uma tarde bem passada. Não deixa grande marca (e a que deixa é agridoce), mas aconselho a irem ao cinema de forma a tirarem as vossas próprias conclusões dado que isto é meramente a opinião de um fã."

Um beijinho, 
Cláu e Watson. 
 

5 comentários:

  1. Tenho de ver!
    Sigo o blog, beijinhos :D
    https://the-choice-26.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Não ligo muito a filmes de super heróis e vilões, apesar de ler bastante sobre o universo DC e Marvel e, realmente, se o Venom estiver muito enfadonho o filme falhou no essencial. O Venom é um dos maiores vilões da Marvel e isso basta. Agora entende-se as críticas negativas no Rotten Tomatoes :\

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, para mim não foi de todo o melhor filme para mostrar a essência que o Venom tem, bem como a origem. No entanto acho que deve ver e tirar as tuas conclusões. Beijinhos e obrigada

      Eliminar